A mineração de Bitcoin ainda é lucrativa em 2020?
Se você tem acesso a hardware e/ou eletricidade baratos, então a mineração Bitcoin ainda pode ser um empreendimento lucrativo.
Em resumo
O Bitcoin mais do que dobrou de valor desde março, mas também reduziu pela metade as recompensas pela metade.A taxa de haxixe Bitcoin também atingiu recentemente seu valor mais alto de todos os tempos, deixando os mineiros menores de Bitcoin em desvantagem.
A rentabilidade da mineração Immediate Edge se resume à aquisição de hardware e aos custos operacionais; a maioria dos mineiros modernos são atualmente positivos líquidos em termos de rendimentos diários.
Desde que atingiu seu valor mais baixo de 2020, em março, o preço da Bitcoin (BTC) tem apresentado uma tendência de alta meteórica, com a principal moeda criptográfica mais do que duplicando de valor nos últimos cinco meses.
Ao mesmo tempo, a taxa de hash Bitcoin aumentou em mais de 25% desde março, atingindo recentemente seu valor mais alto de sempre. Em maio de 2020, a Bitcoin também completou seu terceiro evento de redução pela metade, que viu a quantidade de Bitcoin extraída a cada dia ser cortada pela metade.
Com todos estes fatores coincidindo uns com os outros, pode ser difícil acompanhar se a mineração de Bitcoin ainda é rentável em 2020. Aqui está o que você precisa saber.
A dificuldade da mineração tende a aumentar com o tempo
Uma das principais coisas que os mineiros precisam considerar quando mineram Bitcoin é a dificuldade de mudar. Em resumo, a dificuldade da Bitcoin determina quanto trabalho um mineiro precisa colocar para resolver o complexo problema matemático que lhe permitirá adicionar um novo bloco de transações à cadeia de bloqueio.
Esta dificuldade aumenta ou diminui a cada bloco de 2016, ou aproximadamente a cada 14 dias, dependendo de quão rapidamente os blocos de 2016 anteriores foram encontrados. Se os blocos de 2016 anteriores levaram menos de 14 dias para serem descobertos, então a dificuldade aumenta, enquanto que diminui se levou mais de 14 dias para serem descobertos – tudo com o objetivo de devolver o tempo médio de descoberta do bloco para 10 minutos.
Como a taxa de haxixe tende a aumentar com o tempo, o mesmo acontece com a dificuldade de descoberta do bloco – o que, por sua vez, torna mais difícil para os mineiros com equipamentos mais antigos se manterem em dia, já que sua proporção da taxa total de haxixe se reduz com o tempo.
Entretanto, como o preço do Bitcoin também tende a aumentar após um aumento da taxa de hash, a dificuldade crescente nem sempre significa redução da rentabilidade. Há também um punhado de medidas que os mineiros podem tomar para acelerar seu retorno sobre o investimento (ROI) e maximizar os lucros.
A rentabilidade da mineração de bitcoin depende de vários fatores
A melhor maneira de se manter no topo da curva de dificuldade e maximizar as chances de se alcançar rentabilidade é adquirir o mais recente e mais eficiente equipamento de mineração a um preço justo.
Aqueles que procuram obter lucros investindo em novas ferragens de mineração precisarão considerar o preço e o custo de transporte (e quaisquer atrasos potenciais), impostos de importação e custos de eletricidade envolvidos na aquisição e operação de suas novas ferragens. O minerador Bitcoin ideal é eficiente em termos de energia e oferece um excelente bang para os termos de taxa de haxixe.
De acordo com a calculadora de rentabilidade de mineração da CryptoCompare, 1 TH/s de taxa de hash gerará aproximadamente 0,00000742 BTC, ou cerca de $0,08639 por dia de lucro no valor atual da Bitcoin ($11.763). Por causa disto, um Antminer S17+ de 73 TH/s atrairia cerca de $6,30 por dia, enquanto um S30 M+++ de 112TH/s traria cerca de $9,68/dia.
Entretanto, os mineiros Bitcoin precisam deduzir seus custos de eletricidade e manutenção, que podem variar consideravelmente dependendo do país e dos custos de energia a que têm acesso.
Assumindo um consumo médio de energia de 30W/TH/s e um custo médio de eletricidade de $0,10/KW, os mineiros Bitcoin podem esperar pagar perto de $0,072 por TH de energia de mineração a cada dia. Isso funciona a $5,26 por um mineiro de 73 TH/s ou $8,10 por um mineiro de 112TH/s.
Isso significa que os mineiros de Bitcoin podem esperar gerar cerca de 20% de lucro por dia sobre os custos operacionais usando o hardware da geração atual. Uma vez que os custos de eletricidade absorvem uma parte considerável dos lucros da mineração Bitcoin, assegurar um plano de energia de baixo custo ou se instalar em uma região com eletricidade mais barata é a maneira mais rápida de aumentar a rentabilidade.
Os mineiros também precisam considerar seus custos de aquisição para determinar quanto tempo levará para atingir um retorno total de seu investimento. O hardware de mineração comprado mais próximo da data de lançamento original, a um preço inferior ou igual ao RRP, muitas vezes pagará por si mesmo mais rapidamente do que aqueles comprados mais tarde, ou a um preço inflado.
Já que a maioria dos mineiros de Bitcoin se depara com milhares de dólares, é seguro dizer que a maioria dos mineiros não alcançará um ROI completo durante vários meses no mínimo – mas eles podem ser capazes de recuperar alguns de seus custos iniciais vendendo o minerador usado ao comprar equipamentos mais novos.